Em um momento crítico para o clima global, o Acordo de Paris convoca os países signatários a criar estratégias para limitar o aquecimento global a 1,5°C até 2030. Esta meta não será alcançada a menos que transformemos nosso sistema alimentar, que é responsável por 34% das emissões de gases de efeito estufa.

A produção de proteína animal sozinha responde por 17% desse total, segundo o Nature Food Journal (2021). É diante desse desafio que nasce a Coalizão Global pelas Proteínas Alternativas, uma iniciativa voluntária comprometida em mitigar os impactos da crise ambiental na agricultura e reduzir os impactos dos atuais sistemas alimentares no clima.

Não há tempo a perder: a revolução alimentar é um ingrediente crucial para atingirmos as metas climáticas globais, e ela começa agora, em nossos pratos. 

Mas este movimento não se faz sozinho: convidamos você a se juntar a nós, buscando soluções alternativas mais sustentáveis para um planeta e uma população mais saudável.

Estamos unidos por compromissos que moldam um amanhã sustentável e justo para todos

A meta é ambiciosa,
mas é possível

-25% DAS EMISSÕES DE CO2 ATÉ 2030 PARA LIMITAR O AUMENTO EM 2ºC.

-45% DAS EMISSÕES DE CO2 ATÉ 2030 PARA LIMITAR O AUMENTO EM 1,5ºC.

Países signatários do Acordo de Paris preveem aumento de 16% nas emissões de gases do efeito estufa até 2030, quando seria necessário reduzi-los em 25% e 45% para limitar o aquecimento global a 2ºC e 1,5ºC respectivamente.

Entenda nosso cenário

Fontes
World Resourses Institute. Global Forest Review.
Food and Agriculture Organization of United Nation, 2006.
Hoekstra & Mekonnen. The Water Footprint of Humanity, 2012.
Our World In Data, 2019.
Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo, 2022.
Organização das Nações Unidas, 2022, 2019, 2013.

Em 2050, seremos quase 10 bilhões de pessoas no mundo.

Para alimentar toda a população da forma como fazemos hoje, nossa produção de alimentos deverá aumentar em 70%, exigindo ainda mais recursos como terra e água.

Nosso planeta está em risco

Estudos da Ce Delf & The Good Food Institute (2021) apontam que 14 a 20% da mitigação de emissões que o mundo precisa até 2050 podem vir da diversificação das fontes de proteína para consumo humano. A Coalizão Global pelas Proteínas Alternativas surge como uma resposta a esta urgente necessidade. Além de reduzir impactos ambientais, buscamos contribuir para a segurança alimentar, melhorar a qualidade dos alimentos, fomentar o bem-estar animal e gerar oportunidades econômicas. Se você representa uma empresa ou organização e quer fazer parte desta transformação, junte-se à nossa Coalizão.

Para tornar as proteínas alternativas um pilar em nosso sistema alimentar, é vital formar parcerias para financiamento, promover a inovação agrícola e conscientizar a população sobre seus benefícios. Mais do que uma alternativa, essas proteínas podem ser o caminho para um futuro ambientalmente responsável, alinhado com uma produção responsável e práticas de consumo consciente. O potencial de impacto é enorme, mas para realizá-lo, precisamos da colaboração de empresas, investidores, instituições de pesquisa e muitos outros.

Como membro da Coalizão, sua entidade estará em boa companhia. Entre nossos signatários estão representantes de empresas, investidores, órgãos governamentais, cientistas e mais. Juntos, promovemos workshops, compartilhamos pesquisas e estratégias, com o objetivo final de superar barreiras e estabelecer proteínas alternativas como uma opção aceita e desejada pelos consumidores.

A adesão à Coalizão traz consigo alguns compromissos. Esperamos que todos os membros estejam alinhados com os princípios que nos norteiam, que vão desde reconhecer o potencial das proteínas alternativas no combate à crise climática até promover ativamente este setor por meio de esforços de comunicação e educação.

Ao aderir à Coalizão, você não estará apenas unindo forças por uma causa ecológica, mas também assumindo um posicionamento estratégico, antecipando-se a uma tendência que só cresce: a busca dos consumidores por opções mais saudáveis e de baixo impacto. Esta é uma escolha visionária que destaca o seu compromisso com o futuro e os interesses crescentes de seus consumidores.

A mudança está ao nosso alcance, mas precisamos da sua ajuda para concretizá-la. Se sua organização reconhece o valor das proteínas alternativas e quer participar desta revolução na alimentação, junte-se à Coalizão Global pelas Proteínas Alternativas. 

Estamos motivados para trabalhar com você em prol de um mundo mais sustentável.

Vamos fazer acontecer!

Vemos os dados apresentados com preocupação, sublinhando a importância das Proteínas Alternativas como ferramenta vital na estratégia de contenção da crise climática. A existência desta Coalizão é dedicada a potencializar os benefícios socioambientais dessas proteínas. Para isso, atuamos em quatro frentes para incluir as proteínas alternativas no nosso sistema alimentar:

Avanços nos compromissos globais de inovação agrícola

Desenvolvimento de marcos regulatórios favoráveis à inovação

Conscientização sobre os benefícios das proteínas alternativas.

Parcerias para financiamento de pesquisa em proteínas alternativas.

Seja parte da mudança!

Com proteínas alternativas temos mais chances de alcançar essa meta. Faça parte dessa missão.

Quem já faz parte

Baixe o Mídia Kit e engaje 
com a Coalizão nas redes!

Nos acompanhe no Instagram

Ainda tem mais perguntas?
Entre em contato!

© 2022 GFI Brasil
Todos os direitos reservados

Desenvolvido por GFI Brasil