Estado do Amazonas assina acordo de cooperação para atrair investimentos no setor de proteínas alternativas

A pesquisa e o desenvolvimento de novos negócios na área de alimentos no estado do Amazonas acabam de ganhar um importante incentivo. Por meio de um termo de cooperação técnica, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas (SEDECTI) e o The Good Food Institute (GFI) estabeleceram um plano de trabalho para dar suporte e articular a criação de um ecossistema que atraia investimentos e fomente a inovação no setor de proteínas alternativas no estado. 

As ações devem ocorrer no âmbito dos Programas Estruturantes Bioeconomia Amazonas e Ciência, Tecnologia e Inovação. Para a secretária executiva da SEDECTI, Tatiana Schor, a parceria com o GFI Brasil direciona um olhar para o futuro. “A diversificação da matriz econômica, tendo a bioeconomia como estratégia de desenvolvimento econômico sustentável e socialmente justo, implica em incorporar nos processos de produção de ciência, tecnologia e na política industrial do Estado, as alternativas de ponta. A parceria trará essas alternativas para os nossos pesquisadores, vai gerar debates no ambiente acadêmico e criará redes  de cooperação. Ao mesmo tempo, fortalecerá a política industrial, atraindo indústrias de insumos, em especial para as proteínas alternativas”, comentou a secretária.

“O trabalho na região amazônica é de extrema importância para que o Brasil possa competir de forma consistente num mercado consumidor que cada vez mais exige sustentabilidade nas suas inovações.” explica o diretor executivo do The Good Food Institute, Gustavo Guadagnini. O investimento em proteínas alternativas vai ao encontro dessa nova demanda dos consumidores e diversifica a economia do estado de forma sustentável. 

As atividades em conjunto têm como foco desenvolver um ambiente fértil de pesquisa, desenvolvimento e produção de substitutos aos produtos de origem animal, envolvendo alimentos baseados em vegetais, algas, fungos ou obtidos por multiplicação celular, assim como seus ingredientes. Serão realizadas ações visando engajar atores do setor e envolver interessados em integrar esse espaço, viabilizando novos negócios. Além disso, as duas instituições trabalharão para o fortalecimento da pesquisa e desenvolvimento na área, possibilitando a criação de novos produtos. 

A colaboração visa utilizar as potencialidades da região para promover seu desenvolvimento e atingir também os mercados internacionais. “Um dos grandes motivos que tornam o Brasil extremamente competitivo no cenário global de proteínas alternativas é a nossa biodiversidade. Temos uma infinidade de novos ingredientes e novos sabores que ainda podem ser desenvolvidos a partir de nossas riquezas naturais para suprir o mundo todo com soluções inovadoras para o mercado de alimentos.” afirma Guadagnini. 

O diretor de políticas públicas do GFI Brasil, Alexandre Cabral, acredita que o país ainda não explorou de contundente as possibilidades oferecidas pelos ingredientes oriundos da biodiversidade brasileira, em especial do bioma amazônico. “Empresas de alimentos de diversos tamanhos vêm lançando seus produtos em parceria com grandes empresas de ingredientes. Podemos desenvolver novos ingredientes que incorporem ‘brasilidade’ aos produtos desenvolvidos aqui e no exterior. Desenhando as cadeias de plantio e extração com foco no desenvolvimento econômico local podemos trazer novas perspectivas de trabalho e renda para as populações envolvidas”, justifica Cabral.

Os benefícios da parceria vão além do desenvolvimento econômico. Para Tatiana Schor, é também uma oportunidade de criar estratégias de conservação do bioma amazônico. “No futuro, a carne cultivada de animais silvestres pode significar uma redução drástica na caça de animais que estão hoje ameaçados de extinção”, idealiza Tatiana. “Isso significa permitir que o retorno a um “cardápio amazônico” possa acontecer sem agredir o meio ambiente e ao mesmo tempo gerar renda que pode ser revertida para processos de preservação das espécies envolvidas”, conclui Alexandre Cabral.

Evento sobre recursos hídricos e produção animal chega a sua 6ª edição

 

O evento organizado pela Embrapa é o único no país a abordar o uso da água, focando na relação entre esse recurso natural e a produção de proteína animal. Esse ano, especialistas abordarão o futuro da alimentação através da carne cultivada e seus impactos em sustentabilidade, saúde humana e bem estar animal. Entre eles, o diretor do The Good Food Institute, Gustavo Guadagnini, discutirá o futuro do consumo de carne, e a professora Carla Molento da UFPR divulgará resultados de sua pesquisa sobre a percepção dos brasileiros sobre carne cultivada. Além disso, disponibilidade e escassez de água e os efeitos do consumo de água no bem estar animal também serão abordadas esse ano.

O evento é uma oportunidade para profissionais da área, pesquisadores e interessados no assunto de se informarem sobre o contexto atual dos recursos hídricos no país, seus desafios e soluções que estão sendo desenvolvidas.

O evento é gratuito e acontece online nos dias 22 e 23 de Outubro. As inscrições são feitas através do site da Embrapa.

Em crescimento, mercado de carnes vegetais ganha novas marcas no Brasil

Foi há pouco mais de um ano que a startup Fazenda Futuro lançou o primeiro hambúrguer feito à base de plantas no Brasil. Na época, causou estranheza e curiosidade. Agora, a maior variedade de produtos, o refinamento do sabor e queda no preço ajudaram a levar a carne “plant-based” para a mesa de mais pessoas. Com isso, o mercado caminha para um período mais maduro e amplo, enquanto novas empresas miram no prato do brasileiro.

Segundo dados divulgados pelo Grupo Pão de Açúcar, os hambúrgueres vegetais representam 1/3 da venda bruta total dos hambúrgueres congelados comercializados nacionalmente nas lojas. Enquanto isso, uma pesquisa da Dupont indica que 67% dos brasileiros possuem interesse em produtos de origem vegetal.

Além disso, os próximos passos são promissores. A consultoria AT Kearney prevê que, em 2040, o mercado de carnes será dividido em 40% de carne convencional, 25% de carne vegetal e 35% de carne cultivada, uma tecnologia nova que deverá ter os primeiros produtos lançados nos próximos anos. “É um mercado em franco crescimento”, resume Raquel Casseli, gerente de engajamento corporativo do The Good Food Institute Brasil.

Expansão e novos desafios

Com esses bons números, o mercado começa a ficar agitado. A pioneira Fazenda Futuro, por exemplo, expandiu seu catálogo de produtos. Além do já tradicional hambúrguer, a empresa também vende carne moída, almôndega e linguiça. Tudo à base de plantas. E além disso, quebrou as barreiras das fronteiras. A empresa já chegou no Reino Unido, Alemanha e Holanda — na terra dos moinhos, aliás, já são mais de 40 pontos de vendas.

Além disso, há cerca de um mês, a Future Farm — como é conhecida fora do Brasil — recebeu autorização para ser comercializada nos Estados Unidos pela FDA, a Anvisa local.

“Assim como o Brasil é um dos maiores exportadores de carne, temos a obrigação de sermos uma exportadora de carne de planta”, afirma Marcos Leta, fundador da Fazenda Futuro. “Nós temos o diferencial, também, de termos acesso direto aos ingredientes aqui do Brasil. Muitas empresas de ‘plant-based’ importam daqui. Isso acaba nos tornando muito mais competitivos na Europa. Conseguimos chegar próximo ao preço da carne animal”.

Mas, como qualquer mercado em crescimento, outras empresas não querem deixar a Fazenda Futuro se divertir sozinha. Primeiramente, a chilena NotCo. Após o leite, sorvete e até maionese à base de plantas, a startup entrou no mercado de carne. Para isso, a empresa abriu um restaurante em São Paulo para servir via iFood. No cardápio, produtos como sanduíches e petiscos. Venderam em uma semana o que esperavam vender um mês.

“O mercado cresceu muito desde o ano passado no Brasil, com a entrada de novas marcas e de grandes empresas lançando suas linhas a base de plantas”, conta Luiz Augusto Silva, presidente da NotCo no Brasil. “Hoje é possível encontrar uma variedade de alimentos plant-based, que pretendem substituir produtos de origem animal. Em todo o mundo há uma tendência de crescimento do mercado e de diminuição do consumo de carne animal”.

Para completar a trinca de empresas, tem a Beyond Meat. Sensação no mercado dos Estados Unidos, a companhia produz cerca de 1.200 toneladas por mês e faturou US$ 113 milhões no último trimestre. Agora, chegou ao Brasil por meio das 19 lojas da rede de supermercados St. Marchée. O preço, por enquanto, é salgado: a caixa com dois hambúrgueres custa R$ 65,99 e a carne moída (em um pacote de menos de 500g) tem um custo de R$ 99,90.

“Nossa entrada no mercado brasileiro marca um passo importante para promover nossa missão de aumentar a acessibilidade à carne de origem vegetal em todo o mundo”, afirmou Ethan Brown, CEO da Beyond Meat, por meio de comunicado enviado para a imprensa. “Como o terceiro maior mercado do mundo em termos de consumo de carne animal, o Brasil oferece uma oportunidade significativa para a adoção de carne à base de plantas.”

Questionado sobre a entrada de tantos competidores num mercado antes solitário, Marcos Leta deixa claro: atualmente, a Fazenda Futuro tem os frigoríficos e o mercado de carne animal como concorrentes. Afinal, no Brasil, este é um mercado de mais de R$ 200 bilhões ao ano. “Como tornar cada vez mais os frigoríficos obsoletos? Queremos entregar o que o consumidor ama comer, sem gastar tantos recursos naturais — e sem matar um boi”, disse.

Futuro promissor

Para especialistas e outros nomes do mercado, essa competição e o avanço das empresas brasileiras é extremamente positivo para todo o setor. “Os players vão chegar e essa movimentação demonstra exatamente essa força que o mercado tem”, ressalta Ricardo Laurino, presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira. “E vai haver disputa. Não só no mercado da carne vegetal, mas também na disputa com as carnes animais. Isso é claro”.

O Burger King foi uma das primeiras redes de fast food a adotar o hambúrguer à base de plantas em seu cardápio com o Rebel Whopper. Segundo a empresa, desde outubro de 2019, quando o produto foi oficialmente lançado em todo o País, foram vendidos mais de 1,5 milhões de unidades do sanduíche nacionalmente. Um número que representa, no total de vendas, cerca de 6% da representatividade da família Whopper em todo o Brasil.

“A proposta do Rebel Whopper é focar no público flexitariano, que são pessoas que comem carne, mas buscam reduzir o consumo da proteína animal”, compartilha Thais Souza Nicolau, diretora de marketing e inovação do BK no Brasil em entrevista ao Yahoo Finanças. “Os hambúrgueres à base de planta são uma tendência global. Nós já estávamos de olho no mercado e seguimos nesse mesmo movimento, sempre avaliando possibilidades”.

Luiz Augusto Silva, presidente da NotCo no Brasil, relembra um aspecto importante: melhorar cada vez mais o sabor. “Comemos os alimentos que comemos porque eles nos dão prazer. Esse é o ponto que deve ser preservado na relação com a comida”, diz. “Mudamos a forma de produzir o alimento, mas sem mudar a experiência do consumidor”.

Fonte: Yahoo Finanças

Foto: divulgação

Webinar: Estratégias para a melhoria das funcionalidades das proteínas vegetais

Um dos principais compromissos do The Good Food Institute é compartilhar conhecimento de acesso aberto a inovação científica e tecnológica. Por isso, desde maio deste ano (2020), realiza a série de webinars Proteínas Alternativas: Ciência e Tecnologia. Na edição de agosto, que acontece no dia 31, das 14h às 15h15, a professora Dra. Ana Carla Sato, que é pesquisadora da Unicamp, vai apresentar as estratégias para a melhoria das funcionalidades das proteínas vegetais. O webinar é gratuito e será ministrado em português pela plataforma Zoom. Faça a sua inscrição

Pandemia revela um dos grandes desafios da humanidade: como alimentar quase 10 bilhões de pessoas?

Passados quase cinco meses de isolamento social, fica evidente que o mundo como conhecemos não será mais o mesmo. Estamos diante de um fato histórico que determinará a forma de organizar e manter a vida neste planeta. Evidentemente, desafios antigos permanecem e se intensificam diante de um problema que afeta a todos, direta ou indiretamente. Dentre eles o de como alimentar de forma segura quase 10 bilhões de pessoas até 2050 em um cenário onde 820 milhões já passam fome. O que vamos comer e como vamos produzir esses alimentos?    

Segundo estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU) será necessário aumentar a produção de alimentos em 70% para que todos tenham acesso à comida. Essa nova realidade impacta especialmente a demanda por carne, que exigirá a criação de ainda mais animais. Para que isso seja possível, muitas vezes é necessário confiná-los em espaços pequenos, pouco arejados e sem espaço para movimentação adequada. O número de animais em proximidade, com contato entre diferentes espécies e as condições citadas, favorecem a transmissão de patógenos entre espécies, podendo levar a eventual transmissão dessas doenças para seres humanos. 

O Covid-19 surgiu devido ao consumo e comercialização de animais silvestres, assim como a AIDS, Ebola e outras pandemias. Ao mesmo tempo, há patógenos que surgem nas produções de animais para consumo, como é o caso da gripe aviária, gripe suína e da gripe espanhola. De acordo com a OMS, 60% das novas doenças infecciosas se originaram em animais. Esse mesmo estudo ainda cita que a produção de alimentos tem sido uma das mais importantes rotas de transmissão dessas doenças, também pelo uso intensivo de antibióticos na produção animal. 

Por fim, ainda há um grande risco de insegurança alimentar (falta de comida) associado às pandemias animais. No ano passado, a Peste Suína Africana dizimou populações de porcos na China, fazendo com que esse país tivesse que comprar alimentos no exterior, o que gerou aumento do preço da carne no mundo todo, inclusive no Brasil. De acordo com o jornal britânico The Guardian, mesmo abatendo todos os porcos vivos no mundo não seria possível suprir a demanda chinesa, tamanha foi a falta de carne causada pela pandemia animal. Em maio de 2020, a Índia já havia reportado mais de 11 surtos da mesma doença, que no momento está sendo considerada o maior impacto na produção de proteína global (maior do que o Covid-19, mesmo tendo acontecido no mesmo período).

Por isso, cada vez mais os produtores, indústria, governos e cientistas se unem para elaborar soluções que possam permitir o aumento da produção global de proteínas de forma mais sustentável do ponto de vista ecológico e, acima de tudo, sem colaborar para o desenvolvimento de novas pandemias, seja em humanos ou animais. Dentre os possíveis podemos citar melhorias nas práticas de manejo, estudos para aumento sustentável de produtividade no campo, implementação de novas tecnologias agrárias e, também, o desenvolvimento de novas fontes de proteína. Por isso a indústria de proteínas alternativas surge com tanta força: é um dos caminhos necessários para o futuro da alimentação no mundo. 

Essa indústria não tem mais como objetivo atender somente uma demanda de nicho do mercado vegetariano. O objetivo agora é entregar alimentos que tenham as características de sabor, aroma e textura daqueles que não consumidos em larga escala, porém produzindo-os por uma tecnologia inovadora. Daí surgem os substitutos vegetais análogos à carne ou mesmo a tecnologia de carne cultivada a partir de células: o objetivo é permitir que as pessoas continuem comendo o que gostam, mas fazer essa comida (ou parte dela) com uma nova tecnologia.

Nessa lógica, o Brasil pode assumir uma posição de liderança global, pois temos tudo o que é necessário para o bom desenvolvimento do setor: um agronegócio forte, estrutura logística para distribuição global de produtos, clima favorável à produção e um enorme capital intelectual ligado à produção de alimentos. Já somos chamados de “o celeiro do mundo”, pois conseguimos desenvolver tecnologias que colocaram nosso agro à frente de outros países. Agora, devemos seguir nesta mesma rota e investir nas tecnologias que serão imprescindíveis para o futuro, garantindo a manutenção de nossa liderança e da competitividade dos negócios brasileiros.

Soluções viáveis já estão em curso e essa é a hora de investir consistentemente para que o agronegócio brasileiro consiga atender à demanda global por novas fontes de proteína e, com isso, liderar o mundo no sentido de alimentar todas as pessoas, minimizar danos ambientais e diminuir a possibilidade de novas pandemias.

Proteínas Alternativas Vegetais

Diferentes instituições de pesquisa brasileiras já estão realizando estudos de viabilidade de outras fontes de proteína e produtos vegetais. A EMBRAPA, por exemplo, está pesquisando sobre a fibra de caju, e proteína de feijão, enquanto a UNICAMP iniciou estudos para a obtenção de proteínas a partir da folha da mandioca. Esses são só alguns exemplos dentre inúmeras pesquisas que já ocorrem em instituições espalhadas por todo o Brasil. Além disso, as maiores empresas brasileiras de carne e alimentos em geral investiram no mercado de proteínas alternativas consistentemente no último ano, juntando-se a uma série de startups que já estavam sendo bem sucedidas no setor.

Por fim, produtores estão aproveitando essa nova tecnologia para expandir seus negócios e criar novas fontes de renda. Essa é a chave para entender o setor de proteínas alternativas: não se trata de uma ameaça ao produtor rural ou às empresas de carne, mas sim de uma oportunidade para rentabilização desses negócios. O produtor que cria gado pode agora plantar grão de bico e se rentabilizar vendendo a proteína que é utilizada como matéria prima da indústria de substitutos vegetais análogos à carne. As cooperativas de leite podem facilmente produzir leite vegetal utilizando pequenas áreas das fazendas para plantação de, por exemplo, aveia ou soja. 

Os sinais de uma guinada nessa direção já puderam ser vistos nos primeiros meses da pandemia. Na segunda semana de abril, as vendas de análogos vegetais, que são produtos que mimetizam os de origem animal, subiram 200% nos Estados Unidos em comparação com o mesmo período do ano passado. 

Carne cultivada a partir de células  

Outra tecnologia que aparece como possível solução para os desafios citados é a chamada “carne cultivada”. Trata-se de uma nova forma de se produzir carne, que chegará em breve ao mercado, com lançamentos previstos para 2021. Utilizando técnicas de reprodução de tecidos, os pesquisadores nutrem as células e fazem com que se multipliquem em um ambiente fabril controlado. No final do processo, a carne obtida é idêntica aquela que consumimos tradicionalmente, mesmo em nível celular. Porém, ao invés de ser produzida pela criação e abate de um animal, essa carne é feita pela reprodução industrial dos tecidos desse animal.

Por ser produzida em ambiente controlado, a tecnologia da carne cultivada diminui a possibilidade de contaminação por microrganismos comuns nas linhas de processamento dos frigoríficos, como a salmonella no frango, por exemplo, ou por questões ambientais, em caso de contaminação por agrotóxicos. 

Além de permitir com que o consumidor siga comprando o alimento que gosta e está acostumado, o meio ambiente também sai ganhando: o processo fabril tem impacto ambiental consideravelmente menor, pois consome menos água e demanda menos espaço para entregar o produto final, inclusive em locais nos quais hoje não é possível produzir carne. Por fim, quase não contribui com emissão de gases que aquecem o planeta. 

Alimentar um mundo super populoso com recursos finitos se mostrou um dos maiores desafios a ser enfrentado no pós-pandemia. Felizmente, a visão de como fazê-lo e os recursos para viabilizá-lo já se tornaram claros mesmo antes de a pandemia estar sob controle. A construção do mundo em que queremos viver, onde todos tenham acesso à alimentação de forma segura, já começou.

Texto por Gustavo Guadagnini, diretor executivo do The Good Food Institute

O que o setor de proteínas alternativas pode aprender com o de biocombustíveis?

O tema das proteínas alternativas vem chamando a atenção de cientistas, empresários, investidores e reguladores públicos no mundo todo. Não seria diferente no Brasil. O que está em pauta é uma reconfiguração do mercado de alimentos, proporcionada por inovações recentes em biotecnologia, aproveitadas pela engenharia de alimentos para desenvolver novos ingredientes e formulações. Como resultado, os produtos que chegam ao mercado têm conquistado cada vez mais consumidores desde os primeiros lançamentos no país em 2019.

O êxito deve-se, sobretudo, pela capacidade da indústria em inovar na produção de alimentos análogos de base vegetal que proporcionam a mesma experiência dos produtos de origem animal quanto ao sabor, aroma e textura. O setor também trabalha para agregar ainda mais valor aos produtos por meio de preço competitivo e conveniência. Essas estratégias atingem em cheio as expectativas do flexitariano, consumidor que deseja reduzir o consumo de alimentos de origem animal, sem interrompê-lo por completo, mas mantendo seus hábitos alimentares. Boas estratégias de marketing também souberam associar características de qualidade, segurança do alimento e sustentabilidade a esta nova categoria de produtos. Basta observar a utilização de termos como “sem colesterol”, “feito de plantas”, “100% vegetal”, entre outros, presentes nas embalagens e nas campanhas das marcas. 

No mesmo campo de debate, encontram-se as possibilidades prometidas pelos produtos obtidos a partir de multiplicação celular, apontando disrupções importantes nos  setores de carnes, ovos, pescados, leite e seus derivados. Soma-se a isso os riscos econômicos da necessidade de abate de rebanhos inteiros em decorrência dos surtos recentes causados pelos vírus da família HxNx e os danos à saúde pública decorrentes desses eventos.

Estes elementos apontam que não é mais o caso de pensarmos em “se”, mas “quando” e “em que medida” os alimentos baseados em proteínas alternativas serão uma alternativa real em suas diversas modalidades para o consumidor. Esse será o momento onde poderemos entender o quanto será reconfigurado o mercado de proteínas de origem animal para consumo humano a partir desse processo de inovação.

Mapeamentos recentes no Brasil e no mundo já apontam algumas tendências. Uma delas é o volume crescente de investimentos em startups, ao mesmo tempo determinante e determinado pelo aumento do número de novas empresas ano a ano. Outra tendência é a montagem de unidades de negócio de proteínas alternativas nas empresas já em atividade no mercado da proteína animal, inclusive nas de grande porte. Por fim, parece clara a mobilização e a especialização da cadeia de ingredientes para atender a demanda destes novos negócios. 

O debate sobre as proteínas alternativas ganha força no momento atual. Assim como os biocombustíveis e a química de renováveis durante a primeira década deste século, a discussão sobre as tecnologias envolvidas e sua entrada no mercado dependem de fatores como investimentos, reações dos atores econômicos atuais, regulação e apoios governamentais. Há desafios muito semelhantes.

Primeiramente, o de tornar o produto final competitivo em custo e acesso em relação aos produtos de origem animal, entregando uma experiência sensorial e de sabor semelhantes. O desafio envolve a execução em larga escala de um processo produtivo baseado em uma nova tecnologia e a solução das questões técnicas e econômicas relacionadas a esse volume de produção. 

Em seguida, a necessidade de um marco regulatório favorável à inovação, fundamental para um ambiente de negócios saudável e atrativo. Se no caso dos biocombustíveis os agentes econômicos anteriores atuavam no passado sobre marcos regulatórios e mecanismos de benefícios fiscais consolidados durante décadas, o mesmo ocorre com as proteínas alternativas hoje em dia. A demanda pela atualização do marco regulatório para produtos a base de plantas e obtidos por fermentação e a criação de um marco regulatório para produtos obtidos por multiplicação de células, tanto em âmbito nacional (pelas agências regulatórias de cada país) quanto internacional (no Codex Alimentarius) está colocada e é uma necessidade natural advinda de uma inovação disruptiva dessa magnitude.

Por fim, o desafio de definir a melhor estratégia de negócios na transição da fase de demonstração do produto para a produção e comercialização efetiva. O desenho de negócios, especialmente o investimento em plantas produtivas e estruturas de distribuição, é fortemente afetado pelo grau de maturidade das tecnologias capazes de entregar os produtos desejados. Neste sentido, algumas empresas de carne cultivada tem optado por inicialmente desenvolver análogos de carnes raras de baixo volume e alto valor de mercado. Exemplo semelhante ocorreu com a recomendação para o setor de biocombustíveis e química de renováveis considerar a produção de especialidades em vez de commodities durante o processo de escala de produção. 

Como procuramos demonstrar, há paralelos importantes entre o momento atual do setor de alimentos feitos a partir de proteínas alternativas e o cenário do setor de biocombustíveis e química de renováveis no início deste século. Entre os aprendizados mais relevantes que podem ser trazidos de um cenário para o outro está a necessária capacidade de adaptação dos modelos de negócio e suas cadeias produtivas. Isso implica em diversificar as opções tecnológicas, antecipando e mitigando eventuais falhas ou mudanças de percurso durante o processo de escala. Além disso, desenvolver uma cadeia de fornecimento robusta em vez do desenho de negócios verticalizados pode ser uma opção capaz de minimizar a necessidade de investimentos fixos e ao mesmo tempo ajudar a lidar com variações inesperadas de preço dos produtos análogos, operados hoje dentro das regras dos mercados de commodities.

O Brasil pode se tornar protagonista no cenário atual das proteínas alternativas, desenvolvendo novas cadeias produtivas no setor de alimentos, intensivas em tecnologia e de alcance global. Os alimentos de base vegetal e os obtidos por multiplicação celular representam uma enorme oportunidade para produtores, empresários e o setor produtivo como um todo. O futuro da alimentação passa por pensarmos o alimento do futuro sob a ótica da bioinovação.

Autores

Raquel Casselli – Comunicadora Social, especialista em Sustentabilidade e gerente de Engajamento Corporativo no The Good Food Institute Brasil

Alexandre Cabral – Sociólogo, Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação, assessor de políticas públicas no The Good Food Institute Brasil

Texto originalmente publicado no site da ABBI – Associação Brasileira de Bioinovação

Warm Up Food Ingredients South America 2020

Entre os dias 17 e 21 de agosto será realizado o Warm Up Food ingredients South America 2020. O evento é uma semana digital gratuita, dedicada à inovação, com conteúdos em diversos formatos, debates, networking e negócios para profissionais do setor alimentício.

Logo no primeiro dia, o diretor executivo do The Good Food Institute, Gus Guadagnini, mediará o debate sobre proteínas alternativas a base de plantas, que contará com a presença de Durval Cavalcanti, diretor de operações da Marfrig, Fernando Santana, sócio-fundador e diretor de estratégia e novos Negócios da R & S BLUMOS, José Cirilo, diretor executivo de marketing e trade marketing da Seara e Marcos Leta, CEO da Fazenda Futuro.

De acordo com informações dos organizadores, a semana digital vai inaugurar a Fi South America Xperience, a única plataforma do mercado que reúne em um mesmo ambiente os pilares da edição física da feira: conteúdo, negócios e networking. Idealizada para criar oportunidades para o mercado de ingredientes durante todo o ano, a plataforma vai potencializar os negócios e contatos por meio da BLUE, uma inteligência artificial que vai conectar compradores a vendedores com base em interesses, potencial de compras e comportamentos de consumo.

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no site do evento.

Live com The Good Food Institute e Thought For Food Brasil discute disrupção no setor alimentício

O desafio de alimentar quase 10 bilhões de pessoas até 2050 de forma sustentável é uma das preocupações compartilhadas entre o The Good Food Institute (GFI) e o Thought For Food (TFF). Estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmam que será necessário aumentar a produção de alimentos em 70% para alimentar toda a população. Para que isso seja possível, será necessário transformar a cadeia produtiva de alimentos por meio do investimento em inovação e tecnologia.

Muitas soluções já estão em curso e tem ganhado cada vez mais espaço. No entanto, algumas questões ainda permanecem sem respostas ou esbarram no sistema vigente. Por isso, para refletir sobre a necessidade de aproximação dos atores da cadeia da alimentação e os desafios para a implementação de soluções disruptivas no setor alimentício, o coordenador de pesquisa e inovação do  GFI Brasil, Felipe Krelling, e o embaixador do TFF Brasil, Kleiton Machado, farão uma live nesta quinta-feira (6/8), às 18h, no perfil @thoughtforfoodbrasil, no instagram.   

Na ocasião, Felipe irá explicar a atuação do GFI em países em desenvolvimento; expor as dificuldades encontradas em unir atores do setor alimentar e algumas ideias de superá-las; a importância do trabalho em rede na busca por soluções; evidenciar em quais regiões os hábitos alimentares estão mais enraizados e em quais há maior poder de compra; e, por fim, como atuar em parceria com o mercado para criar um sistema mais sustentável. 

Ator Hugo Bonemer convida diretor executivo do GFI Brasil para live sobre proteínas alternativas

Nesta quinta-feira (6/8), às 19h, o diretor executivo do The Good Food Institute, Gus Guadagnini, participa de uma live sobre o setor de proteínas alternativas com o ator, apresentador e músico Hugo Bonemer. Reconhecido como um dos mais ativos promotores do setor, Gus foi eleito esse ano como um dos 25 nomes que podem salvar o planeta pela Revista GQ, e pode ser visto em sua conferência para o TEDx “A Revolução no seu prato”. Atualmente em cena na audio série do Spotfy Sofia e no Canal Like, Hugo também tem se destacado por seu ativismo em causas sociais, utilizando suas redes para falar sobre vida saudável, sustentabilidade e veganismo. A live será transmitida pelo canal do artista no instagram @hugobonemer .

GFI Ásia-Pacífico realiza Summit sobre o setor de proteínas alternativas da região

Entre os dias 20 e 21 de agosto o The Good Food Institute Ásia-Pacífico vai realizar o evento Summit on Alternative Proteins 2020. Na ocasião, 18 especialistas vão aprofundar questões sobre o setor de proteínas alternativas e o que os países da região estão fazendo para desenvolver o setor. 

Estima-se que 31% do crescimento do consumo global de proteínas entre 2018 e 2025 venha da China e 13% do restante da região Ásia-Pacífico, enquanto apenas 2% é atribuído à América do Norte. Por isso, entender como essa indústria opera, quais são seus maiores potenciais e desafios é imprescindível para o mercado global.

O Summit é aberto e gratuito e as inscrições podem ser feitas no site do evento.

The Good Food Institute lança diretório de pesquisa colaborativa sobre proteínas alternativas

Atuando para acelerar o desenvolvimento do alimento do futuro, o The Good Good Institute (GFI) lança um diretório para conectar pesquisadores da área de proteínas alternativas do mundo todo. A plataforma facilita que cientistas encontrem colaboradores com habilidades complementares para que juntos possam acelerar a transição para a próxima geração de carnes, pescados, ovos e lácteos.

Os pesquisadores podem compartilhar informações sobre suas áreas de pesquisa diretamente na plataforma e também publicar oportunidades de colaboração para outros cientistas, laboratórios e empresas em seus projetos. Cria-se assim uma rede global de networking científico focada em tecnologias para desenvolvimento e melhoramento da produção de proteínas alternativas.

O objetivo é fomentar a criação de uma cadeia de produção de alimentos mais justa e sustentável com o desenvolvimento de um ecossistema de inovação focado em fontes alternativas de proteínas produzidas a partir de vegetais, algas ou fungos, por tecnologias de cultivos de células ou fermentação.

A iniciativa conta tanto com pesquisadores já ativos no setor de proteínas alternativas quanto com interessados em atuar nessa área. Para fazer parte do diretório, basta preencher este cadastro.

Imagem: Nasa

Proteínas vegetais são tema de último webinar do Ital sobre ingredientes saudáveis

A demanda por proteínas vegetais está em ascensão devido a aspectos de saudabilidade e questões relacionadas à sustentabilidade no sistema de produção de alimentos, assim sua obtenção por meio de tecnologias emergentes será tratada pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, no quarto e último webinar gratuito da Série Ingredientes Saudáveis para Alimentos e Bebidas, nesta quarta-feira (29), às 16h – inscreva-se para receber o link da transmissão.

Parceria do Ital com a Escola de Engenharia de Lorena (EEL), da Universidade de São Paulo (USP), e a Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), os webinars contam com a mediação da pesquisadora e vice-diretora do Ital, Gisele Camargo. Neste último encontro, a programação terá início com Raquel Casselli, gerente de engajamento corporativo do The Good Food Institute Brasil (GFI BR), que tem como foco a atuação de empresas, startups, investidores, restaurantes e varejo no mercado de proteínas alternativas e apresentará um panorama a respeito, apontando iniciativas relevantes em andamento, tecnologias utilizadas e principais desafios para implementá-las.

Já os processos emergentes e funcionalidades tecnológicas serão abordados pelas pesquisadoras do Ital Mitie Sônia Sadahira, que atua no Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolate (Cereal Chocotec) e é pró-reitora do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, e Maria Teresa Bertoldo Pacheco, que atua no Centro de Ciência e Qualidade dos Alimentos (CCQA).

“Os pulses (grãos secos de leguminosas) são considerados fonte proteica, de baixo custo e de fácil manejo agrícola, mas são subutilizados, pois há a necessidade de melhoramento nas suas propriedades funcionais tecnológicas. Nesse contexto, serão abordados os processos emergentes para a obtenção de farinha com alto teor de proteínas e suas funcionalidades tecnológicas, visando menor impacto ao meio ambiente”, resume Mitie, graduada e doutora em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com doutorado sanduíche na Universidade de Leeds, no Reino Unido.

Complementarmente, Maria Teresa detalhará sobre leguminosas, em especial os feijões, fontes de proteínas, aminoácidos essenciais, fibras alimentares, carboidratos complexos, oligossacarídeos, minerais, como cálcio e ferro, e vitaminas do complexo B.  “A inclusão diária de feijão na alimentação fornece 28% de proteínas e 12% das calorias ingeridas pelo ser humano e, nesse sentido, a importância alimentar do feijão deve-se, especialmente, ao menor custo de sua proteína em relação aos produtos de origem animal”, lembra a pesquisadora, que é bióloga, mestre em Tecnologia dos Alimentos e doutora em Ciências da Nutrição com pós-doutorado em Ciência dos Alimentos pela Unicamp.

“Apesar dos benefícios, os fatores antinutricionais presentes nessa leguminosa podem ter impacto negativo, como dificultar a utilização eficiente dos seus nutrientes. A presença de inibidores de proteases (inibidores de tripsina e quimiotripsina) e outros fatores antinutricionais (fitatos) ocasiona a redução da qualidade da proteína, sendo necessário eliminar estes compostos para aumentar a sua digestibilidade”, pondera.

Confira todos os webinars

Os outros três webinars, sobre lipídeos especiais, extratos fenólicos e proteínas doces e oligossacarídeos funcionais, estão disponíveis no canal do YouTube do Ital. Todos foram transmitidos no perfil do Facebook e no canal no YouTube da Mentto, que apoia a série, junto à Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia.

As quatro áreas abordadas pela série compõem a Plataforma Biotecnológica Integrada de Ingredientes Saudáveis (PBIS), parceria do Ital com a Unicamp e a USP envolvendo consórcio de empresas, cuja proposta de implantação está em fase de avaliação pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para integrar os Núcleos de Pesquisa Orientada a Problemas em São Paulo (NPOP-SP), no âmbito do Programa Ciência para o Desenvolvimento.

A iniciativa visa ampliar e aplicar o conhecimento sobre as necessidades nutricionais diárias nos diferentes estágios da vida para cardápios e alimentos com adequado aporte de nutrientes em cada estágio. “Precisamos fortalecer uma adequada nutrição aliada a alimentos seguros e sustentáveis”, ressalta a coordenadora da proposta, Maria Teresa Bertoldo Pacheco.

Fonte: Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital)