GFI Brasil apresenta o cenário da indústria de proteínas alternativas em evento da Firjan Senai

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan Senai) realiza amanhã (16/7) o último dia da série de webinars que discute o futuro do setor de alimentos e bebidas. A iniciativa visa promover um debate virtual sobre as tecnologias que influenciarão esse mercado nos próximos anos, reunindo pessoas de notório saber e ampla vivência no setor. O evento contará com a participação do diretor executivo do GFI Brasil, Gustavo Guadagnini, que apresentará um panorama sobre a indústria de proteínas alternativas no Brasil. 

A transmissão do webinar começará às 13h45 e seguirá até às 16h. Durante as três rodadas de perguntas, o diretor do GFI Brasil responderá quais iniciativas relevantes estão em andamento no setor de proteínas alternativas, quais são as tecnologias utilizadas e os principais desafios para implementá-las, e processos regulatórios para o setor. Além de Gustavo, outros 4 especialistas falarão, ainda, sobre logística reversa, saudabilidade e alimentos funcionais, alimentos orgânicos e veganos.

A série de webinars teve início no dia 14/7, trazendo como tema disparador o cenário atual da indústria de alimentos e bebidas no Brasil, seguido por discussões sobre a redução do desperdício, agricultura inteligente, tecnologias para rastreabilidade e E-commerce. Já no dia 15/7, a pauta incluiu temas como educação alimentar, demanda legal e fiscalização, tecnologias para segurança e qualidade, segurança e manipulação de alimentos.

Acesse o link para assistir ao webinar.

Disciplina inédita oferecida pela UFPR vai abrir portas para a produção de alimentos do futuro

Parece ficção científica, mas já é realidade: pesquisadores estão cultivando células em laboratório a fim de produzir carne animal para consumo. A carne cultivada, como é mais comumente chamada, é o foco do debate da nova disciplina ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o The Good Food Institute, “Introdução à Zootecnia Celular”. As inscrições vão até o dia 17 de julho deste ano.

De acordo com a consultora de ciência e tecnologia do GFI Brasil e uma das professoras da disciplina, Dra. Katherine de Matos, a disciplina ofertada pela UFPR contribuirá com a formação de profissionais capazes de responder aos grandes desafios da atualidade. “Além de alimentar uma população que deve chegar a quase 10 bilhões de pessoas até 2050, temos que aprender a produzir alimentos com menos impacto ambiental e danos à saúde humana. Nesse sentido, o curso de Zootecnia Celular apresentará para os alunos uma série de conhecimentos relevantes no processo de inovação da produção de alimentos, com foco na carne cultivada.”, comenta a consultora.  

O que chega ao prato não muda, é carne mesmo. A diferença está no processo de obtenção do alimento final. Do jeito tradicional, a produção é feita através da criação, reprodução e abate dos animais. Já a carne cultivada é produzida por meio de uma amostra inicial de célula animal, que depois é inserida em um biorreator, semelhante aos de produção de cerveja, onde são alimentadas com uma mistura de ingredientes que permite que as células cresçam e ganhem estrutura.

Segundo previsões da consultoria AT Kearney, até 2040, 35% do mercado global de carne será abastecido por carne cultivada. Essa nova área está em franca expansão e cultivar células será um conhecimento valioso na produção de alimentos em um futuro próximo. O mercado de trabalho vai precisar de profissionais qualificados. “Estamos construindo a possibilidade de participação dos profissionais tradicionalmente envolvidos com a produção de carne nesta nova cadeia. O que era percebido como risco de perda de oportunidades de emprego passa a ser percebido como mais uma atribuição profissional”, diz a doutora Carla Molento, professora responsável pela criação da disciplina na UFPR.

As mudanças do mercado estão trazendo novas demandas na indústria da carne e com elas vem grandes oportunidades para os precursores deste processo. A zootecnia celular vem para fazer a ponte entre os novos profissionais e o futuro da alimentação.

SERVIÇO

Disciplina de Introdução à Zootecnia Celular

Inscrições: de 6 a 17 de julho de 2020

Aulas: 28/07, 30/07, 11/08 e 13/08, das 8h30 às 12h30.

Modalidade: à distância

Carga Horária: 15h

Idioma: Inglês

Tire suas dúvidas: ppgcv.ufpr@gmail.com 

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GFI promove webinar sobre novos ingredientes para o mercado plant-based

Dando continuidade à série de webinars “Proteínas alternativas: ciência e tecnologia”, o The Good Food Institute promove no próximo dia 8 de julho, às 14h (horário de Brasília), o terceiro seminário online com o tema “Novos ingredientes para o mercado plant-based”. Na oportunidade, as pesquisadoras da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) Dra. Caroline Mellinger e Dra. Ana Paula Dionísio apresentarão os ingredientes que podem ser utilizados pela indústria na produção de alimentos de base vegetal. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

As pesquisadoras convidadas foram contempladas com recursos do programa de incentivo à pesquisa do GFI para desenvolverem pesquisas relacionadas à obtenção de carnes vegetais que utilizarão em sua composição ingredientes derivados do caju e do feijão. A partir dessa experiência, trazem para o seminário outras possibilidades de proteínas ainda pouco exploradas pela agroindústria brasileira, tais como grão-de-bico, lentilha, entre outras.

O objetivo do GFI é contribuir na criação de um sistema alimentar mais saudável, sustentável e seguro, tendo como base o investimento em ciência, tecnologia e inovação para ampliar a oferta de alimentos que sejam tão nutritivos e saborosos quanto os de origem animal. Nesse sentido, a série de webinars é uma oportunidade para pesquisadores, acadêmicos e empresários se atualizarem sobre temas relevantes do setor de proteínas alternativas.

Nos seminários anteriores foram apresentadas duas tecnologias inovadoras para o setor, a de fermentação, com o diretor de Ciência e Tecnologia do GFI, David Welch, e de texturização de proteínas vegetais (shear cell technology), com a fundadora da Rival Foods, Birgit Dekkers, e com a pesquisadora Patrícia Duque Estrada.

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FoodTech Movement se prepara para a sua 9ª edição

Entre os dias 27 e 28 de julho será realizada a 9ª edição do FoodTech Movement, uma iniciativa da Builders Construtoria, com apoio do The Good Food Institute. Pela primeira vez em ambiente virtual, o público terá acesso a conferências para discutir inovação, tecnologia e o futuro da cadeia agroalimentar, showcase de novos produtos e serviços criados por startups; além de momentos para trocar experiências com outros participantes e experts globais. As inscrições podem ser feitas no site do movimento.  

Serão 4 ambientes divididos entre Lobby, Main Stage, Networking Lounge e um Showcase de AgFoodtechs. Os participantes poderão aproveitar o conteúdo no auditório principal, fazer novas conexões com outros participantes e keynote speakers no Lounge e conhecer as mais inovadoras startups do AgFood System no Showcase, aberto para reuniões a todos os presentes. 

Especialistas da China, Israel, Brasil, Dinamarca e EUA vão orientar empresas, startups, investidores e entusiastas com informações e tecnologia de ponta necessárias para a evolução do segmento de F&B (food and beverages), proporcionando um ambiente propício para inovação e negócios. 

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Programação

Dia 01  – 27/07/2020

Main Stage – Auditório

9h: Boas vindas / Inicio Showcase

09h05 às 09h45: Mudamos ou aceleramos? O que está  realmente acontecendo no nosso AgFood  system  

10h às 10h45: Substitutos de carne, como está esse mercado agora e o que esperar no futuro? 

11h às 11h45: China, o que esperar deste gigante em termos de AgFood Innovation? De Foodtechs a Food Safety, um olhar para o fantástico mercado asiático.

13h: Abertura – Período da Tarde

13h05 às 13h45: Como o agronegócio está lidando com essas mudanças? Tecnologia e novas formas de produzir alimentos de forma inteligente

14h às 14h45: Os desafios da cadeia de suprimentos em Food. Um olhar para possíveis próximas crises. 

15h00 às 15h45: Por que agora é a melhor hora para investir em Foodtechs? 

 

Dia 02 – 28/07/2020

Main Stage – Auditório

9h: Abertura

09h05 às 09h45: Ecossistemas, de The New Black a Game Changer. A importância de fazer parte de algo maior e mais inteligente; 

10h às 10h45: Transformação digital no varejo e inteligência artificial: fórmula chave do sucesso para atrair, reter e criar diferença com os novos consumidores;​

11h às 11h45: Como está se saindo  o delivery em países em desenvolvimento? Números, perspectivas e a realidade dos países da América Latina  vs EUA e Europa.

O futuro da carne cultivada: desafios e oportunidades no Brasil

O The Good Food Institute, em parceria com o FoodTech Hub Brasil e a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), realizam no próximo dia 7 de julho, das 16h30 às 17h30 o webinar internacional “O Futuro da Carne Cultivada: Desafios e Oportunidades no Brasil”. O evento é online, em português, e contará com a participação das startups Memphis Meat e Just.

A carne cultivada é uma nova frente tecnológica que utiliza técnicas de reprodução de tecidos para obtenção de carne com a mesma estrutura molecular do produto convencional. Deve chegar no mercado em até 3 anos, e será uma frente com enorme potencial no setor de proteínas alternativas. Apesar dessa inovação já estar bem mais desenvolvida em outros países, já existindo startups com investimento pós Séries A garantidos, o Brasil tem as condições necessárias para começar a investir no setor.

A carne cultivada é uma nova frente tecnológica que utiliza técnicas de reprodução de tecidos para obtenção de carne com a mesma estrutura molecular do produto convencional. Deve chgar no mercado em até 3 anos, e será ma frente com enorme potencial no setor de proteínas alternativas. Apesar dessa inovação já estar bem mais desenvolvida em outros países, já existindo Por isso, o objetivo do evento é ampliar o conhecimento do público brasileiro sobre o tema e inspirar novos empreendedores a também pensarem sobre essa oportunidade de negócio a partir das experiências das startups convidadas e do conhecimento técnico dos realizadores.

Conheça as Startups

A Memphis Meat está baseada em San Leandro, CA, USA e foi fundada em 2015 pelos empreendedores Uma Valeti, Nicholas Genovese e Will Clem, e já recebeu aportes de USD 22 MM (Series A) e no início de 2020 recebeu mais USD 186 MM (Serie B), totalizando mais de USD 200 MM de investimentos. Produzem carne cultivada tais como: carne de vaca, frango e pato.

A Just está baseada em São Francisco, CA, USA, e foi fundada em 2011 pelos empreendedores Josh Tetrick e Josh Balk e já recebeu aportes de USD 372 MM (Series E), produzem diversos produtos de frango de proteína vegetal.

Confira a Programação:

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GFI lança relatório inédito sobre a Indústria de Proteínas Alternativas no Brasil

O The Good Food Institute acaba de lançar o primeiro relatório a analisar a Indústria de Proteínas Alternativas no Brasil (IPA) segmento que produz alternativas vegetais para carnes, ovos, leite e carne cultivada a partir de células. O documento apresenta um panorama atualizado e mapeia os desafios e as oportunidades ainda não exploradas por toda a cadeia produtiva que podem levar o país a se tornar o líder global do setor. O relatório analisa, ainda, o comportamento do consumidor, apresenta os principais atores em atividade em empresas, no varejo e em restaurantes e o cenário de investimentos.

Para o diretor executivo do GFI Brasil, Gustavo Guadagnini, o setor de proteínas alternativas é um dos mais importantes para o futuro do planeta e o Brasil tem condições de liderar este processo. “A nossa capacidade de criar formas de fazer comida vai determinar se conseguiremos ou não alimentar uma população que chegará a 9.5 bilhões de pessoas em 2050. Nesse cenário, o Brasil pode assumir uma posição de liderança global, pois temos tudo o que é necessário para o bom desenvolvimento do setor: um agronegócio forte, estrutura logística para distribuição global de produtos, clima favorável à produção e um enorme capital intelectual ligado à produção de alimentos.”, afirmou Guadagnini.

Entre as maiores oportunidades para o desenvolvimento do setor, o relatório destaca: 1 – aprimoramento dos produtos vegetais existentes; 2 – diversificação das fontes de proteínas para esses produtos, com matérias-primas nacionais; 3 – suprimento da demanda por produtos sem análogos vegetais no mercado, como pescados, suínos e cortes in natura; 4 – utilização dos canais de exportação de alimentos já estabelecidos para exportar produtos vegetais nacionais a outros países; 5 – investimento na produção da carne cultivada à partir de célula animal; 6 – rentabilização do produtor rural por meio da agroindustrialização.

GFI recebe certificação máxima de transparência do GuideStar

O The Good Food Institute recebeu a certificação máxima de transparência do GuideStar, considerado o maior banco de dados e informações sobre organizações sem fins lucrativos do mundo. O Selo Platinum foi concedido a um seleto grupo de organizações que demonstram abertamente informações sobre finanças, missão e impacto do trabalho desenvolvido. Das 2,8 milhões de organizações cadastradas, apenas 1% recebeu este selo. 

O selo Platinum confirma o compromisso da organização em maximizar resultados utilizando recursos dos doadores e parceiros. “O GFI funciona através de filantropia, doações que possibilitam nosso trabalho. Por isso, somos extremamente criteriosos com nossas responsabilidades quanto a ética, transparência e bom uso dos recursos recebidos.”, ressalta o o diretor executivo do GFI Brasil, Gustavo Guadagnini.  

Ao dar destaque às organizações transparentes e de alto impacto, o GuideStar/Candid mostra aos doadores e parceiros das organizações beneficiadas onde suas contribuições criam mudanças, por meio de uma avaliação criteriosa que leva em conta dados, metas e relatórios. “Nós somos transparentes exatamente para que não haja dúvida quanto à idoneidade e governança do nosso trabalho, incluindo todas as informações confidenciais às quais temos acesso.”, complementou o diretor executivo.

Em 2019, o GuideStar se fundiu com o Foundation Center, para formar uma nova organização chamada Candid. No mesmo ano, quase 13 milhões de pessoas visitaram o site do GuideStar e mais de 200 sites de instituições com ações beneficentes compartilharam os dados do banco, incluindo Amazon Smile, Facebook e Network for Good. 

 

Guia para Startups do GFI lançado no Brasil

O lançamento do novo Guia para Startups do The Good Food Institute promete mostrar o “caminho das pedras” para empreendedores que querem alcançar o sucesso no mercado de proteínas alternativas. O material foi produzido pelo The Good Food Institute (GFI), instituição sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento do mercado de proteínas alternativas, e adaptado para o Brasil em parceria com o Insper. O guia tem como objetivo disseminar conhecimento, ajudando a tornar a visão de empreendedores em realidade e contribuindo para o avanço de toda a indústria.

“O GFI acredita que o sucesso do setor está na inovação. Queremos universalizar o acesso à informação de ponta através deste manual, mostrando os passos para criar uma empresa no setor, que pode ser útil tanto para quem quer começar como para quem tem desafios em atividades específicas, como se preparar para levantar capital. Ele foi produzido com contribuição de especialistas renomados e conta com o apoio e participação do Insper no Brasil”, observa Felipe Krelling, coordenador de Inovação do GFI no Brasil.

“Como o Brasil possui complexidades bastante únicas, o Insper aportou seu conhecimento e experiência em modelos de negócio, operações e inovação para adaptar os fundamentos do manual à realidade da indústria brasileira”, afirma Vinícius Picanço, professor de operações e sustentabilidade do Insper. “O objetivo é agregar valor imediato às ações de empreendedores que atuam no promissor mercado de proteínas alternativas.”

Mercado promissor

A enorme capacidade de produção de alimentos do Brasil tornou o país conhecido como celeiro do mundo. Porém, nos últimos tempos, é outro tipo de abundância que tem atraído o olhar de fora para o nosso mercado de alimentos: a inovação. Internacionalmente, existe uma demanda grande por novas fontes de proteína e o Brasil tem o potencial para assumir o protagonismo na alimentação do futuro. Essa nova tendência acelerou o desenvolvimento do setor de proteínas alternativas nos últimos anos.

De acordo com o GFI, os primeiros empreendedores neste mercado enfrentaram diversos desafios para ter acesso à informação de qualidade, análises e boas referências. Por isso, o material está sendo oferecido gratuitamente e compartilha experiências de players internacionais, cases de sucesso, pesquisas relevantes e dicas de quem já se estabeleceu no mercado. Todas as informações são adaptadas para a realidade brasileira, o que torna essa ferramenta extremamente relevante para empreender na indústria de proteínas alternativas no Brasil.

“Abordamos os principais pontos do começo ao fim da jornada, desde tirar a ideia do papel, passando por promover um produto, colocá-lo em pontos de venda até o crescimento exponencial da empresa. Além de um panorama geral do processo, incluímos também diversas referências para materiais adicionais. Dessa forma, os empreendedores podem pesquisar e se aprofundar nos pontos mais relevantes para o momento atual da empresa”, acrescenta Felipe Krelling. Inédito no mercado brasileiro, o guia já conta com versões adaptadas em circulação nos EUA, Hong Kong e Singapura. “O manual tem se tornado uma referência tanto para empreendedores quanto para empresas estabelecidas que querem inovar e criar produtos, serviços, modelos de negócio e tecnologias no setor de alimentos”, diz Vinícius Picanço. Segundo ele, investidores também podem utilizá-lo para conhecer mais a fundo as potencialidades do setor e criar sua tese de investimento ou para intensificar processos em andamento.

Startup de ingredientes ‘100% animal-free’ anuncia investimento em seu complexo de Cotia/SP

Nova fábrica contará com tecnologia inédita na América do Sul para atender ao mercado de Carnes Vegetais ‘Meatless Meat’

Empresa criada há 11 anos em Campinas/SP e hoje com operações em Vinhedo/SP, Cotia/SP e em Navegantes/SC informa que está investindo na criação de nova fábrica em Cotia dedicada ao fornecimento de soluções de alta tecnologia e “clean label” para o mercado de carnes vegetais ‘Meatless Meat’ através de tecnologia inovadora. Novos ingredientes começarão a ser fornecidos ao mercado industrial e ‘food service’ durante o primeiro trimestre de 2020.

Segundo o diretor de estratégia e novos negócios na R & S BLUMOS, Fernando Santana, “trata-se do maior investimento da história da empresa e marcaremos uma nova fase no desenvolvimento do setor no Brasil e na América do Sul”, sem divulgar o valor do investimento no projeto.

Detentora de um portifolio de ingredientes 100% ‘plant based’ e há anos reputada no desenvolvimento de ingredientes e conceitos inovadores parao mercado de alimentação saudável a nova fábrica em Cotia/SP abrigará o que há de mais inovador para texturização de proteínas alternativas em sintonia com as mudanças de perfil dos consumidores, amplamente observada em vários setores e que agora parece ter colocado o tema “alimentação” no centro de suas atenções. A nova linha de ingredientes texturizados ampliará a presença da empresa no segmento que mais cresce atualmente na indústria de alimentos e bebidas, onde ela já conta com o fornecimento de texturizados secos de proteína de ervilha, ligantes naturais, fibras e amidos.

A tecnologia inovadora e limpa escolhida pela empresa é a extrusão úmida de proteínas que permitirá o fornecimento de carne fresca de plantas e criação de texturas e estruturas até então impossíveis, como carnes vegetais que imitam cortes de frango, porco e peixes. Para isso a R & S BLUMOS formou aliança estratégica com o grupo Wenger, líder global em processos de extrusão e criador da tecnologia ‘HMMA’ (High Moisture Meat Analogue).

Segundo Rafael Alvarenga, gerente de aplicações na Wenger, sediada no Estado americano do Kansas, a nova fase de expansão da R & S BLUMOS representa “um marco sem precedente para o avanço da tecnologia ‘HMMA’ no mercado sul-americano. A R & S BLUMOS tem um propósito muito claro na área de ingredientes e soluções ‘clean’ à base de plantas. O processo vem a agregar muito no portifolio e potencial de inovação da empresa para com os seus clientes.”

Parceiro da R & S BLUMOS desde o início das iniciativas da empresa no segmento de ‘Meatless Meat’, o The Good Food Institute também avalia o investimento da empresa como um marco e segundo seu diretor geral no Brasil, Gustavo Guadagnini, “para que a indústria de alimentos possa se transformar e crescer de forma disruptiva é preciso que haja disponibilidade de ingredientes de alta qualidade e processos inovadores. O primeiro passo de uma transformação na cadeia de produção de alimentos é exatamente esse que empresas como a R & S BLUMOS estão fazendo: o investimento em ingredientes mais sofisticados, sustentáveis e saudáveis, que permitem novas aplicações e produtos que antes não seriam possíveis, transformando os hábitos alimentares dos consumidores.”

Além da aliança com o parceiro de tecnologia, os acordos envolvendo ingredientes foram fundamentais para garantir o abastecimento sem rupturas dos sistemas que serão produzidos na unidade de Cotia/SP e para isso a empresa fortaleceu parcerias com produtores reputados de matérias-primas críticas. Uma delas é a empresa belga COSUCRA, ator relevante no fornecimento de ingredientes a base de ervilha e chicória e parceiro histórico da R & S BLUMOS em proteínas isoladas de ervilha, fibras e amidos especiais. Anthony Claeyssens, Gerente de Negócios na empresa reforça que a “COSUCRA valoriza a resiliência e comprometimento da R & S BLUMOS no desenvolvimento de soluções para o mercado de alimentação saudável e consciente e sua capacidade de combinar fortes conexões no mundo industrial tradicional com sua crença e investimentos permanentes junto a marcas e startups emergentes e disruptivas.” Ainda segundo Fernando Santana, através de seu conselho científico e com apoio de centros de pesquisa independentes e universidades, a empresa também está investindo na concentração de outras fontes proteicas vegetais, como leguminosas e cereais, para ampliação da oferta de ingredientes e novos usos e combinações na tecnologia de extrusão úmida.

A Beyond Meat se Torna Pública e Arrecada US $241 Milhões

É oficial: a empresa Beyond Meat se tornou pública. (Eles até tocaram o sino de abertura da Nasdaq!)

A fabricante de carnes plant-based ofereceu 9,625 milhões de ações a US $25 cada, levantando cerca de US $241 milhões com um valor de mercado de US $1,49 bilhão. Os subscritores principais foram o Goldman Sachs, a JPMorgan Chase e o Credit Suisse.

Sigla (BYND)

O diretor executivo do GFI, Bruce Friedrich, observou: “A medida pode abrir caminho para outros fabricantes de carne plant-based que estarão assistindo”. A Beyond Meat é a primeira empresa de carnes plant-based a se tornar pública em um setor onde as estratégias de saída são geralmente fusões ou aquisições.

A Beyond Meat abriu o capital e valorizou suas ações dois dias antes do início das negociações, uma indicação de alto interesse dos investidores.

A influência da mídia em torno da Oferta Pública Inicial (IPO | Initial Public Offering) se concentrou no rápido crescimento da receita da Beyond Meat e na sua redução de perdas. Entre 2017 e 2018, a Beyond Meat mais que dobrou sua receita de US $ 32,6 para US $87,9 milhões, enquanto reduziu suas perdas de US $30,4 para US $29,9 milhões.

Embora a Beyond Meat ainda não seja lucrativa, o pesquisador David Trainer observa na Forbes que, “com 20%, suas margens brutas já ultrapassaram a Tyson Foods (TSN), a maior produtora de carne dos EUA”.

Eric Volkman, do The Motley Fool (empresa americana de serviços financeiros multimídia), ressalta que as vendas internacionais da Beyond Meat estão “crescendo em ritmo acelerado”, aumentando de 1% para 7% da receita de 2017 para 2018. E essas vendas internacionais parecem preparadas para continuar crescendo. Há poucos dias, a Beyond Meat divulgou a notícia de que 3.000 mercados canadenses começarão a vender os produtos da Beyond em maio deste ano.

Nos EUA, o Beyond Meat agora esta presente nos menus da Carl’s Jr e do Del Taco. Por meio do prospecto da Beyond Meat, há muitos novos produtos da empresa na fila de produção e planos de lançamento anuais. Os novos fundos garantidos pelo IPO permitirão que a Beyond Meat aumente a oferta e ajude a atender à demanda insaciável dos consumidores por carne plant-based.

Mercado Extremamente Faminto

A demanda não parece que irá diminuir tão cedo. O Burger King anunciou recentemente a próxima adição do Impossible Whopper a suas mais de 7.000 sedes nos EUA e, quase simultaneamente, o McDonald’s da Alemanha optou por lançar o Incredible Burger da Nestlé em todo o país. O entusiasmo do consumidor por opções plant-based está apenas ganhando força.

E os investidores estão alimentando o desenvolvimento de uma gama ainda mais ampla de opções livres de animais: a Clara Foods, empresa produtora de proteínas de ovos sem frangos, fechou uma rodada de financiamento da série B há uma semana, enquanto a Shiok Meats, empresa de carne produzida a partir de células, da Cingapura, garantiu US $4,6 milhões no financiamento inicial na semana passada.

Em uma declaração sobre o IPO da Beyond Meat, Bruce apontou: “Os investidores reconhecem que isso não é um nicho, e sim uma tendência dominante e uma enorme oportunidade de negócio”.

Pois é! Consumidores e investidores estão famintos por alternativas à agricultura animal convencional. E agora que a Beyond Meat é pública, os consumidores também são investidores.

Imagem de cabeçalho via twitter de Deena Shanker.


Autoria: Mary Allen
Tradução: Fernanda Onça

Novo hambúrguer vegetal que se parece com carne é lançado no Brasil

Todo mundo já sabe que o mercado de alimentos com base vegetal só cresce, tanto no mundo quanto no Brasil. Agora, mais uma novidade vai chegar aos supermercados com o intuito de conquistar até o mais carnívoro dos consumidores. É o Futuro Burger, hambúrguer vegetal de alta tecnologia que foi lançado hoje. Esse produto veio para revolucionar a percepção que os brasileiros têm das carnes vegetais ao oferecer uma solução que realmente se parece com a carne, tanto na textura, quanto no aroma, sabor e aparência.

O mais próximo da carne já visto no Brasil

Feito de ervilha, soja e grão de bico, chegará aos mercados com preço sugerido em torno de R$16.99 por duas unidades, valor super competitivo se compararmos com os burgers de melhor qualidade que já são vendidos hoje em dia. A Fazenda Futuro vem com grande capacidade produtiva e pretende ter seu produto distribuído em redes como Pão de Açúcar (SP e RJ), St. Marche (SP e RJ), Zona Sul (RJ) e La Fruteria (RJ) ainda em maio.

O The Good Food Institute esteve envolvido nesse projeto desde sua concepção, oferecendo suporte para o empreendedor a frente da iniciativa. Estamos orgulhosos e contentes em ver os incríveis resultados que essa empresa conseguiu obter em seu produto!

Não deixe de comentar quando experimentar o Futuro Burger!

Esse tipo de alimento já está fazendo muito sucesso em outros países. Empresas como a Impossible Foods e a Beyond Meat tem oferecido produtos na mesma categoria e não param de crescer, chegando até a superar as vendas de seus análogos feitos de carne animal. Os consumidores estão escolhendo esse tipo de alimento não só porque o sabor é delicioso, mas também pela eficiência e características de sua produção. E não menos importante, mas um produto como esse gera uma quantidade mínima de impactos ambientais quando comparado com os produtos derivados de animais.

Isso mesmo! De acordo com a Beyond, cada vez que alguém escolhe consumir esse substituto vegetal, a pessoa utiliza 99% menos gases de efeito estufa e utiliza 93% menos a quantidade de terras do que um hambúrguer convencional. É o tipo de solução que simplesmente faz sentido: economiza recursos naturais, evita consumo de colesterol e ainda é delicioso!

Marcos Leta, CEO da Fazenda do Futuro

Se você está interessado em saber mais sobre o mercado de produtos com origem vegetal ou carne limpa no brasil, aproveita para conferir nosso relatório sobre esse tema.

Mantiqueira lança alternativa plant-based aos ovos

Com GFI, maior produtora de ovos da América do Sul lança ovo vegetal:

N Ovo

O produto recebeu o nome de ‘N.OVO’ e é capaz de substituir os ovos em diversas receitas como tortas, bolos, salgados e outras massas. Por ser um alimento à base de ervilha, atende ao público vegetariano e também aos alérgicos, além de ser uma opção para quem quer reduzir o consumo de colesterol.

O The Good Food Institute participou deste projeto desde os seus estágios iniciais, sempre com a missão de expandir a oferta de produtos com base vegetal e acredita que esse lançamento numa empresa de alimentos tradicional mostra que o mercado de produtos plant based só tende a crescer nos próximos anos. O Grupo Mantiqueira é um dos maiores especialistas no mercado de ovos, por isso é também quem mais pode causar impacto com um produto como esse.

Esse lançamento também serve de exemplo para que outras empresas de proteínas convencionais vejam a oportunidade de fazer parte dessa revolução na indústria de alimentos. O mercado Plant Based é uma oportunidade para todos e qualquer produto novo é um passo certo numa direção de mais sustentabilidade, saúde e ética. O Grupo Mantiqueira agora pode ser considerado o pioneiro dessas tecnologias na América Latina, sendo a primeira grande empresa a oferecer substitutos vegetais para ovos.