GFI Brasil abre chamada para realização de Estudo Nutricional de Produtos Cárneos Feitos de Plantas

Empresas e instituições de pesquisas interessadas devem enviar propostas até 4 de julho.

O The Good Food Institute está com chamada aberta para a produção de estudo nutricional focado em produtos cárneos feitos de plantas. A proposta selecionada receberá suporte financeiro para o desenvolvimento de um estudo técnico sobre o tema, visando promover informação e fomentar a inovação no setor.

Através desta iniciativa, buscamos gerar conhecimento científico relevante para promover o desenvolvimento de novos produtos com melhores aspectos nutricionais pela indústria de proteínas alternativas no Brasil, fortalecer o setor por meio de melhorias nutricionais de produtos pelas indústrias e, assim,  ampliar o mercado consumidor. 

A indústria de proteínas alternativas cresceu consideravelmente e uma grande quantidade de novos produtos foi lançada no mercado nacional. O objetivo é criar uma base de dados atualizada de informações nutricionais de produtos cárneos feitos de plantas, gerar dados, informações e argumentos em torno da qualidade nutricional destes produtos quanto ao teor de: calorias, proteína, gordura, gordura saturada, fibra,  sódio e aditivos, bem como entender a composição aminoacídica e lipídica de uma categoria de produtos cárneos feitos de plantas, a partir de uma abordagem analítica.

A instituição selecionada deverá conduzir uma coleta de dados de rotulagem de produtos cárneos feitos de plantas, bem como realizar as análises para determinação dos perfis de aminoácidos e de ácidos graxos de uma categoria de produto e, a partir da tabulação destes dados, analisar e discutir as informações encontradas no estudo. O GFI Brasil oferece suporte ao longo do processo disponibilizando a expertise de seus especialistas e também na elaboração posterior da publicação dos resultados. São previstos oito meses para a realização do projeto,  que deve ter início em outubro deste ano.

Para ler o edital completo e enviar sua proposta, continue lendo aqui.

Leia também

GFI celebra sinal verde da FDA para mais uma empresa de carne cultivada

GFI celebra sinal verde da FDA para mais uma empresa de carne cultivada