Chamada aberta! Trabalhe com o GFI e transforme o varejo plant-based no Brasil.

O The Good Food Institute Brasil recebe, até o dia 30/04/2025, através do e-mail brunof@gfi.org, propostas de consultoria voltadas à ampliação dos produtos análogos cárneos no varejo brasileiro. Com um orçamento de até R$50.000,00, a empresa selecionada irá desenvolver um relatório técnico pautado em ações concretas e estratégicas para a aceleração do setor.

Como se inscrever?

As propostas devem ser encaminhadas até o dia 30/04/2025, para Bruno Filgueira, Analista de Engajamento Corporativo, através do e-mail brunof@gfi.org. 

Atenção! Os projetos deverão conter: 

  1. Apresentação da proponente, da equipe a ser alocada ao projeto e do seu grau de vínculo com a proponente, além do histórico de atuação desta equipe em projetos semelhantes;
  2. Aceite dos itens componentes do escopo do projeto, com as observações que se fizerem pertinentes; 
  3. Cronograma de execução do projeto detalhados por cada entrega;
  4. Valor total da proposta em reais, incluindo impostos, com o respectivo cronograma de desembolso desejado.
  5. Pesquisas com consumidores, e entrevistas com varejistas e/ou especialistas serão consideradas diferenciais.

É importante ressaltar que a proposta não deve pautar outras categorias alimentícias, privilegiar empresas específicas, ou focar em análises teóricas sobre o setor. O resultado deverá ser divulgado até o dia 09/05/2025.

Por que se inscrever?

No ano passado, o estudo “Levantamento e análise de melhorias em proteínas alternativas e desenvolvimento de ações” identificou uma série de pontos de atenção no mercado brasileiro e latino-americano de proteínas alternativas. Além do preço e da similaridade sensorial, as dificuldades de inserção no atacarejo e a disposição dos análogos cárneos nas gôndolas também representaram entraves. 

Entendendo a necessidade de superação desses aspectos, a proposta escolhida atuará como um apêndice do estudo publicado em 2024, e deverá indicar estratégias e recomendações para aumentar fatores como competitividade e posicionamento comercial.

Tendo em vista que o aumento do consumo de análogos cárneos é capaz de deter a disseminação de doenças zoonóticas e diminuir as emissões de metano – dois problemas causados, em boa parte, pela produção animal em larga escala – o relatório pode impactar diretamente a saúde humana e a situação climática atual.

Para mais detalhes, acesse o regulamento completo aqui.

Leia também

Participe da Audiência Pública sobre Sistemas Alimentares Contemporâneos na Comissão Mista de Mudanças Climáticas

Participe da Audiência Pública sobre Sistemas Alimentares Contemporâneos na Comissão Mista de Mudanças Climáticas