Recentes do Blog

Desenvolvimento de um análogo de filé de pescado combinando gelificação e eletrofiação

26 de junho de 2025

Crédito da imagem: Autores do projeto

#gelificação, #proteína de ervilha, #polissacarídeos, #propriedades mecânicas, #eletrofiação

Resumo

O trabalho teve como objetivos a produção de fibras ricas em proteínas vegetais utilizando a técnica de eletrofiação; o desenvolvimento de uma estrutura tridimensional mediante a incorporação de fibras eletrofiadas em matrizes de proteínas e polissacarídeos; e a caracterização dos produtos 3D, com foco principal na textura e na capacidade de retenção de água. Era esperada obtenção de um material com propriedades mecânicas análogas às de um filé de pescado.

Solução proposta

Otimização das condições experimentais para a produção de géis de proteína de ervilha e polissacarídeos com propriedades de textura desejáveis para uso em produtos à base de plantas. Além disso, foi feito o desenvolvimento e a incorporação de fibras eletrofiadas nos géis.

Vantagem tecnológica

A solução proposta nesse projeto contribui para o desenvolvimento de um processo simples e de baixo custo para a estruturação de proteínas de planta de forma a mimetizar as propriedades de textura de produtos de origem animal. Os géis desenvolvidos apresentam elevado teor proteico e demonstram estabilidade estrutural mesmo quando submetidos a diferentes processos de cocção. A incorporação das fibras contribuiu para aprimorar a aparência visual dos produtos.

Nível de maturidade tecnológica – TRL: TRL 2

Próximos passos

Os próximos passos envolvem a incorporação de cor, sabor e aroma, bem como explorar e desenvolver novas técnicas de produção de fibras ricas em proteínas, de forma a aumentar a viabilidade econômica e ampliar o potencial de desenvolvimento de produtos análogos com maior apelo sensorial.

Imagens

Autores e filiação 

  • Profa. Dra. Fabiana Perrechil Bonsanto (coordenadora) – Universidade Federal de São Paulo
  • Profa. Dra. Anna Rafaela Cavalcante Braga – Universidade Federal de São Paulo
  • Profa. Dra. Priscilla Carvalho Veggi – Universidade Federal de São Paulo