Carne cultivada pode ser considerada halal

O Conselho Religioso Islâmico de Singapura (Majlis Ugama Islam Singapura – MUIS), a única entidade com autorização legal para emitir certificados halal no país, declarou que, sob certas condições, o consumo de carne cultivada é permitido como halal.

O anúncio foi feito em 3 de fevereiro na Conferência Fatwa do MUIS, que incluiu um painel com a cientista Ph.D Maanasa Ravikumar, do GFI Ásia Pacífico. A fatwa, que é um pronunciamento legal sobre um ponto da lei islâmica, afirma que a carne cultivada pode ser considerada halal se as células forem provenientes de animais que os muçulmanos podem consumir e se não houver mistura de componentes não halal no processo de produção.

A fatwa foi emitida depois de mais de um ano de deliberações ponderadas por parte do conselho, durante as quais os especialistas do GFI Ásia Pacífico fizeram inúmeras apresentações técnicas sobre o processo de cultivo de carne a partir de células animais. Os representantes do MUIS também visitaram uma instalação local de produção de carne cultivada e estudaram profundamente o assunto de todos os ângulos da perspectiva islâmica. Ao apresentarem os resultados do seu estudo na conferência, os acadêmicos deixaram claro que acreditam que as muitas vantagens da carne cultivada, especialmente para o meio ambiente e a segurança alimentar, superam qualquer possível desvantagem teórica.

A orientação religiosa sobre  produtos cárneos cultivados passou a ser debatida porque, depois que a Agência Alimentar de Singapura (SFA) aprovou a venda de carne cultivada em 2020, começaram a surgir dúvidas sobre a permissibilidade do consumo para os muçulmanos. Com a comercialização e consolidação desses novos alimentos na região, o MUIS entendeu que seria necessário ter uma posição religiosa sobre se tais produtos poderiam ser consumidos ou não.

O GFI Ásia Pacífico fez a primeira apresentação para o MUIS em julho de 2022, e ao longo dos últimos 18 meses, fortaleceu a relação com o conselho por meio de várias imersões profundas e apresentações sobre a regulação e a ciência por trás da carne cultivada. A parceria foi tão bem sucedida que o MIUS adicionou o logotipo do GFI aos seus banners e usou nossa nomenclatura e dados em suas próprias apresentações. O GFI Ásia Pacífico também estabeleceu contato com o correspondente do MUIS na Indonésia, e eles demonstraram intenção em seguir um princípio semelhante.

Leia também

Opinião: Por que não apostamos em insetos como fonte de proteína alternativa

Opinião: Por que não apostamos em insetos como fonte de proteína alternativa

Mercado brasileiro de carnes vegetais ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão em 2023

Mercado brasileiro de carnes vegetais ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão em 2023