Confira a lista de aprovados na chamada do projeto InovAmazônia

O The Good Food Institute Brasil tem a honra de anunciar a lista de aprovados na chamada do projeto de incentivo à pesquisa InovAmazônia: Ingredientes para o Mercado de Alimentos Vegetais. Com recursos e apoio do Fundo JBS pela Amazônia, serão investidos cerca de R$ 2,7 milhões para a realização das sete pesquisas aprovadas.

A seleção levou em conta exigências apresentadas no edital, como a obrigatoriedade de que as propostas fossem  apresentadas por pesquisadores e pesquisadoras residentes na amazônia brasileira ou de outras regiões do país, desde que estabelecessem parcerias com pesquisadores e universidades do bioma foco da chamada. Além desse aspecto, também foram exigidos que as pesquisas envolvessem comunidades, cooperativas, associações, ou agroindústrias localizadas no Bioma Amazônia. 

“Ao final do projeto, esperamos identificar fungos comestiveis para produção de ingredientes, proteínas texturizadas para produção de carnes vegetais análogas a partir de espécies como o tucumã, cacau e cupuaçu, além de novas fontes de proteínas, fibras, pigmentos naturais, óleos e gorduras e ingredientes que melhorem o sabor, a textura e o aroma de carnes vegetais análogas, mantendo um apelo clean label, cada vez mais desejado pelos consumidores.”, conta a especialista de ciência e tecnologia e coordenadora do projeto, Luciana Fontinelle.

A aprovação definitiva dos projetos depende da assinatura do Acordo de Parceria entre o GFI Brasil e as instituições responsáveis. Desta forma, a lista pode sofrer alterações. As pesquisas contratadas devem iniciar entre os meses de julho e agosto de 2023.

Leia também

<strong>Estamos contratando! Temos uma oportunidade para Pessoa Assistente Executiva esperando por você</strong>

Estamos contratando! Temos uma oportunidade para Pessoa Assistente Executiva esperando por você