Mercado brasileiro de carnes vegetais ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão em 2023

Em 2023, o consumo de substitutos vegetais de carnes e frutos do mar atingiu novos patamares no Brasil, com as vendas no varejo alcançando R$1,1 bilhão, um aumento de 38% em relação ao ano anterior. O volume de produtos vendidos (toneladas) também cresceu substancialmente, com um aumento de 22%. Já o mercado de leites vegetais apresentou um crescimento de 9,5%, com vendas totalizando R$673 milhões.¹

Em 2022, os substitutos vegetais para carne e frutos do mar já haviam demonstrado um crescimento significativo de 42%, alcançando R$821 milhões em vendas. Os leites vegetais também cresceram 15%, atingindo R$612 milhões. 

Voltando a 2021, o crescimento foi igualmente promissor, com um aumento de 30% nas vendas desses substitutos comparado a 2020. Nessa época, a Euromonitor já previa que o setor poderia ultrapassar os US$425,3 milhões em vendas até 2026 (aproximadamente 2,2 bilhões de reais na cotação atual) – e os dados mais recentes indicam que estamos no caminho certo para superar essas expectativas.

Para saber mais sobre os mercados globais de carne cultivada e de alimentos vegetais análogos e obtidos por fermentação, acesse os novos relatórios do GFI “State of The Industry Reports 2023”. 

Veja uma prévia das principais análises que você vai encontrar nos relatórios:

  • Proteínas alternativas estão ganhando atenção global – e consenso – como uma solução para os desafios climáticos e de segurança alimentar: o financiamento público global anunciado para proteínas alternativas em 2023 esteve no mesmo patamar dos recordes de 2022 e a COP 28 reconheceu, pela primeira vez, o setor de alimentos como foco estratégico das ações de mitigação e adaptação climática.
  • A ciência está progredindo com constância em direção à transformação da produção de proteínas: os avanços incluíram a redução das emissões dos processos de fermentação, usos inovadores de subprodutos agrícolas em carnes vegetais e reduções no custo dos meios de cultura celular para carne cultivada.
  • Instalações estão criando empregos de verdade: novas instalações de proteínas alternativas, reformadas, adaptadas e ampliadas, aumentaram os volumes de produtos, criaram empregos e agregaram valor às comunidades – apesar de ainda existirem desafios técnicos.
  • O crescimento das proteínas alternativas se deve, em parte, a novas alianças, parcerias e colaborações: associações industriais e parcerias público-privadas estão em ascensão, impulsionando todo o ecossistema.
  • Os consumidores querem proteínas vegetais deliciosas que não sejam caras, e as grandes empresas estão entendendo a mensagem: o interesse global crescente por alimentos mais sustentáveis, especialmente entre o mercado emergente da Geração Z, está impactando a forma como as empresas e varejistas de alimentos enxergam o futuro.

Acesse os relatórios na íntegra para se aprofundar nas análises e estar atualizado sobre tudo que vem acontecendo no setor globalmente!

1.”Euromonitor International Limited, Fresh Food 2024, retail value RSP incl sales tax, US$, fixed 2023 exchange rate, constant terms. © 2023 The Good Food Institute, Inc.

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