A temática de proteínas alternativas tem avançado intensamente na indústria e na mídia, mas ainda é um campo incipiente na academia. Existem muitos gargalos técnicos relacionados a novos insumos, tecnologias e escalonamento de processos para a obtenção de produtos à base de proteínas alternativas. Por isso, esse campo se beneficiaria amplamente com mais direcionamento para pesquisas acadêmicas e capacitação de profissionais para atuar na área.
O fortalecimento da tecnologia de proteínas alternativas é um plano multidisciplinar. Dessa forma, precisamos, cada vez mais, do talento de profissionais qualificados de diversas áreas para superar tais desafios técnicos, à medida que buscamos explorar o enorme potencial desse campo para transformar o sistema de produção de alimentos tradicional em um modelo mais sustentável e eficiente. Dessa forma, o Good Food Institute Brasil – GFI elaborou o Plano de Ensino para Disciplinas em Proteínas Alternativas – Modelo Conceitual, direcionado para programas de graduação e pós-graduação em áreas relacionadas à produção de alimentos.
O objetivo do Modelo Conceitual é orientar professores interessados quanto ao conteúdo mínimo necessário para formar profissionais com compreensão e senso crítico sobre os desafios científicos, sociopolíticos e ambientais dessa nova cadeia de produção de alimentos. Além disso, esse plano de ensino visa nortear o aprendizado sobre proteínas alternativas ministrados pelo corpo docente das Universidades e Instituições de Ensino em todo Brasil e contribuir para a formação de profissionais capacitados para a atuação na área. Os módulos e temas abordados podem ser implementados em disciplinas de curta ou longa duração, completa ou parcialmente, dependendo do curso de graduação ou de pós-graduação e objetivos da disciplina.