Realizada graças ao apoio dos nossos parceiros AAK, Incrível!, MrVeggy, NotCo, N.OVO e PlantPlus Foods, este estudo busca aprofundar o conhecimento sobre o consumo dos produtos vegetais análogos aos produtos cárneos de origem animal no Brasil, compreender as nuances do comportamento alimentar que influenciam a população a aderir ou rejeitar esse tipo de produto e obter uma visão geral de como o consumo de alimentos inovadores tem sido tratado nos ambientes digitais.
Abaixo, destaco alguns dos principais resultados para você:
26% dos brasileiros consomem carnes vegetais pelo menos uma vez por mês.
Quando se trata de alternativas vegetais ao leite e derivados, esse número salta para 48%.
66% se definem como onívoros, enquanto 34% fazem alguma restrição à produtos de origem animal:
21% estão reduzindo – sem eliminar – o consumo de carne (flexitarianos)
8% são pescetarianos (consomem apenas pescados)
5% se declaram veganos ou vegetarianos
36% dos brasileiros reduziram o consumo de carne vermelha nos últimos 12 meses.
Saúde (38%) e custo elevado (35%) foram as principais motivações, seguidao por melhorias na digestão (30%), redução do colesterol (25%) e perda de peso (22%)
Em casa, 81% das mulheres são responsáveis pela escolha do cardápio, 82% pela cozinha e 81% pelas compras.
Entre os homens, esses números são menores: 56%, 50% e 69%, respectivamente.
52% consideram a ideia de carnes vegetais análogas boa ou muito boa, mas apenas 18% já experimentaram esses produtos.
Esses insights são apenas uma amostra do que você encontrará na pesquisa completa. As conclusões, acompanhadas das análises dos nossos especialistas, orientam o desenvolvimento de produtos que atendam às expectativas dos consumidores em termos de preço, qualidade sensorial e valor nutricional. Por isso, te convidamos a fazer a leitura na íntegra.