O GFI Brasil acredita que o desenvolvimento do setor de proteínas alternativas se dará de forma acelerada, porém, é preciso estarmos alinhados quanto aos anseios dos consumidores. Por isso, buscamos produzir e compilar informações que ajudem o setor privado, público e a academia a compreenderem o cenário atual de proteínas alternativas e a responderem os principais desafios relativos ao comportamento do consumidor.
Esta publicação tem como objetivo analisar quem é esse consumidor, como ele se alimenta, onde faz suas compras e com que frequência consome alternativas vegetais análogas (plant-based), bem como entender questões mais detalhadas e centrais para o setor de proteínas vegetais, como as motivações para se reduzir o consumo de carne, locais onde é preferível consumir alternativas vegetais, percepções sobre alimentos ultraprocessados e os impactos ambientais da produção de carne.
A partir dessas informações, foram feitas análises sobre como impactar o consumidor de forma mais efetiva e os possíveis direcionamentos para o futuro da indústria e o mercado de produtos vegetais. Boa leitura!