Posts recentes

Mercado

Estratégias para destravar o mercado brasileiro de carnes vegetais

26 de setembro de 2025

Desde o lançamento das primeiras carnes vegetais no Brasil, em 2019, o GFI tem produzido pesquisas de mercado e comportamento do consumidor que ajudaram os agentes da indústria de proteínas alternativas a tomar decisões embasadas por dados e informações confiáveis.

Com a consolidação do setor, identificamos a necessidade de pensar holisticamente em estratégias de crescimento da participação de mercado da categoria de carnes vegetais análogas no Brasil, que possam ser colocadas em prática pelas empresas atuantes na indústria.

Metodologia & amostra

Para nos apoiar nessa missão, contamos com a Consumoteca, uma consultoria especializada em consumo na América Latina, para desenvolver o trabalho de pesquisa e análise. De posse dos resultados, os especialistas do GFI Brasil acrescentaram recomendações customizadas para o setor brasileiro de carnes vegetais.

A metodologia de trabalho foi organizada em três etapas:

Desk research

Curadoria e organização de informações existentes sobre mercado e comportamentos do consumidor que tenham relevância para a análise proposta.

Entrevistas em profundidade

Foram realizadas nove entrevistas em profundidade, com consumidores de 18 a 45 anos, homens e mulheres, das classes A e B, de diversas regiões do Brasil, conforme os seguintes perfis de consumo:

  • Perfil 1: Consumidores de carne vegetal análoga, podendo ser vegetariano ou não. Frequência de consumo: semanal/quinzenal.
  • Perfil 2: Consumidores que têm vontade de provar carne vegetal análoga.
  • Perfil 3: Consumidores heavy users de carne animal e que não pensaram em provar carne vegetal análoga.

Entrevistas com especialistas

Entrevistas com quatro especialistas de outras categorias de alimentos e/ou bebidas que iniciaram no mercado como inovadoras e que tiveram sucesso na adoção e participação de mercado, servindo, assim, de referência e aprendizado para o desenvolvimento da categoria de carnes vegetais análogas.

Outros recursos de

;