UFPR abre inscrições para novo curso sobre carne cultivada e empreendedorismo, em parceria com GFI Brasil e ANEGEPE

A Universidade Federal do Paraná abriu as inscrições para um novo curso sobre carne cultivada, em parceria com o The Good Food Institute e a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas.

A programação inclui conceitos básicos sobre a técnica do cultivo celular para obtenção de carnes, além de apresentar um estudo de caso para discutir oportunidades e desafios deste tipo de produção na prática. Também serão discutidos ecossistemas empreendedores e sua relevância para um setor experimental e baseado em inovação tecnológica como é o da carne cultivada.

O curso será ministrado por:

– Fernando Gimenez (Escola de Administração da UFPR e ANEGEPE);

– Raquel Casselli (Gerente de engajamento corporativo do The Good Food Institute Brasil);

– Carla Forte Maiolino Molento (Coordenadora do LABEA e Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária/UFPR);

– Alexandre Cabral (Assessor de políticas públicas do The Good Food Institute Brasil);

– Eduardo Villar (Escola de Administração da FURB);

– Germano Glufke Reis (Escola de Administração da UFPR);

A carne cultivada é produzida a partir da reprodução de células em bioreatores em ambiente fabril. É a mesma carne de sempre, mas sem necessidade de criar um grande número de animais nem abatê-los. O impacto ambiental e risco de contaminação por zoonoses também é menor, pois o processo acontece em ambiente controlado. 

Por ser uma nova técnica no mundo todo, existe a necessidade de mais profissionais para atuar nessa área que está à frente da transformação do sistema de produção de alimentos como conhecemos hoje. É previsto que os primeiros produtos de carne cultivada cheguem ao consumidor brasileiro já em 2024, como anunciado pela multinacional BRF, primeira empresa brasileira a anunciar que desenvolverá o produto no Brasil.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas acessando este link. Dúvidas e solicitação de informações devem ser encaminhadas para o e-mail: carnecultivada2@gmail.com

Leia também

Opinião: Por que não apostamos em insetos como fonte de proteína alternativa

Opinião: Por que não apostamos em insetos como fonte de proteína alternativa

Mercado brasileiro de carnes vegetais ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão em 2023

Mercado brasileiro de carnes vegetais ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão em 2023