Resumo
O projeto objetivou: i) estabelecer um processo de extração aquosa simultânea das frações proteica e gordurosa de caroço de cupuaçu (resíduo de processamento); ii) otimizar estrutura anisotrópica baseada em glúten de trigo em processo de cisalhamento a frio seguido por cozimento sob deformação sustentada; iii) incorporar as frações extraídas no objetivo i) e polpa de açaí desidratada (interesse da comunidade) na matriz do objetivo ii), buscando mimetizar carne em termos de textura e cor.
Solução proposta
A extração foi capaz de separar as frações proteica e lipídica com bons rendimentos, eliminando extrações por prensagem ou com solventes orgânicos. A estruturação forneceu matrizes anisotrópicas não extrusadas, conforme realidade da comunidade, estáveis à incorporação das matérias-primas amazônicas.
Vantagem tecnológica
A proposta permite tanto produzir matrizes anisotrópicas sem empregar processo extrusivos quanto aproveitar o caroço de cupuaçu (fruta em vias de ser processada pela comunidade) através de um processo extrativo simples e ambientalmente amigável, capaz de fornecer nutrientes e pigmentos incorporáveis às matrizes. Somando-se o uso da polpa de açaí já processada na comunidade, essa abordagem viabiliza o planejamento de um produto regional e fortalece o desenvolvimento do setor naquela localidade.
TRL do projeto, nível de maturidade
Extração simultânea: TRL 4-5, estrutura anisotrópica TRL 2-3.
Imagens


Autores e filiação
UFSC
- Prof. Dr. Acácio Antonio Ferreira Zielinski
- Prof. Dr. João Borges Laurindo
- Dra. Laís Benvenutti
- Dra. Mariana Angonese
UCDavis
- Prof. Dr. Bruno Augusto Mattar Carciofi
UNIFESSPA
- Prof. Dr. Jhony Tiago Teleken
AgroParisTech
- Profa. Dra. Gabriela Zanghelini